Como definir os objetivos de sua pesquisa?

Já vi muito trabalho científico em que alunos costumam cometer esse erro: confundem os objetivos de sua pesquisa acadêmica com os objetivos de seu tema na prática. Então você deve estar se perguntando: “oxe” como assim??

Então, se você já fez algum trabalho científico e encontrou a dificuldade na hora de definir o objetivo geral e os objetivos específicos, passando dias e dias tentando acertar exatamente o que seu orientador estava lhe pedindo, raciocine agora comigo e veja como não é complicado definir objetivos para sua pesquisa.

Primeiro, vamos entender a comparação que fiz logo acima:

Objetivos de sua pesquisa: é o que você quer descobrir a partir do seu trabalho científico. São as respostas que você pretende obter e como pretende obter, a partir de uma temática de trabalho escolhida por você.

Objetivos de seu tema na prática: são as influências práticas que aquele seu campo de estudo faria num determinado espaço. Isso não depende de sua pesquisa nem de você, é uma condição de situação externa a você e à sua pesquisa, é exatamente por isso que não podem ser objetivos expostos em seu trabalho. A menos que você fosse responsável por acontecimentos de um determinado  local, tivesse influência comercial ou governamental sobre aquela área, ou estivesse realizando um plano de ação, o que não é a realidade. Pois você é, neste momento, apenas um pesquisador científico.

Vamos entender isso na prática. Vou utilizar um tema da minha área de formação, que é Administração, a partir dele, você entenderá melhor como definir seu tema, independente de sua área de interesse.

Exemplo prático:

Tema: A inovação nas Micro Empresas.

Delimitação do Tema: O momento ideal para que a Inovação aconteça sem gargalos nas Micro Empresas.

Problemática:Qual o momento ideal para que a inovação aconteça sem gargalos nas micro empresas?

Forma errada (confundindo os objetivos da pesquisa com os da área prática):

Objetivo Geral: Fazer com que as empresas inovem e cresçam em seu mercado se tornando mais competitivas.

Objetivos Específicos:

– Criar condições para que a inovação aconteça;

– Identificar pontos de melhoria nas empresas;

– Implantar a cultura da inovação para todos os colaboradores.

Forma Correta (objetivos de sua pesquisa científica):

Objetivo Geral: Identificar em que momento de suas trajetórias comerciais as Micro Empresas estão mais aptas a implantar a cultura da inovação.

Objetivos Específicos:

– Identificar quais os maiores gargalos durante um processo de inovação;

– Analisar como a cultura interna influencia negativa ou positivamente no processo de inovação;

– Identificar que níveis de desenvolvimento as Micro Empresas precisam ter para começar a inovar;

Reparou que há uma profunda diferença entre uma forma e a outra? Na primeira, os objetivos estão mais para um plano de ação interno, ou seja, é como se o pesquisador fosse influenciar diretamente nos acontecimentos da empresa, ao invés de estudá-los, tal como é a proposta dos objetivos corretos.

Se você consegue identificar isso bem, parabéns! Mas ainda há muitos alunos que confundem muito estes dois aspectos. Então, a dica é que você sempre lembre que não vai influenciar (pelo menos não ainda) o seu campo de pesquisa, você vai estudá-lo! Vai analisar dados, coletar informações, comparar argumentos de outros autores, observar o seu campo de estudo, fazer pesquisar diretas, enfim. Mas nesse momento, sem influenciar o seu campo de estudo.

Caso você queira influenciar, uma outra dica é que você, após concluir o seu trabalho de pesquisa, realmente faça um plano estratégico baseado naquilo que você descobriu e aí sim, poderá implantar posteriormente no seu campo de pesquisa, sabendo que nesse momento, os seus objetivos serão realmente de mudar uma realidade e poderão seguir o contexto do primeiro exemplo (o que aqui é errado).

Alguma dúvida sobre o assunto?? Mande um e-mail ou comente este Post. Até mais.

Comentários

  1. […] blog 2 Minnutos já conta com um post sobre definição de artigo (clique aqui para ler) que eu super recomendo que você leia. Poderá entender bem as diferenças entre o Objetivo Geral […]

  2. Gislaine says:

    Muito bem colocado, foi de grande entendimento pra mim. Obrigada por me esclarecer essa diferença. Parabéns pelo trabalho didático.

  3. […] blog 2 Minnutos já conta com um post sobre definição de artigo (clique aqui para ler) que eu super recomendo que você leia. Poderá entender bem as diferenças entre o Objetivo Geral […]

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *