Como escolher o título do TCC

Destaque

Como escolher o título do TCC

Tamiles Cavalcante
Escrito por Tamiles Cavalcante
Junte-se a muitos outros alunos

Entre para nossa turma e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Aquele Título que vale nota 10

Oi pessoal! Tudo bom com vocês?

Vamos abordar aqui a importância de uma escolha bem feita para o título do seu TCC e como isso pode te ajudar a garantir uns pontinhos a mais podendo, inclusive, te levar ao tão sonhado 10!

Preparei algumas dicas rápidas e simples para facilitar a escolha. É claro que não tem uma fórmula pronta e conversar com seu orientador também irá lhe ajudar bastante, mas vamos seguir.

Eu já vi muitos alunos meus começarem um trabalho “de qualquer jeito” e no meio da disciplina se depararem com a terrível sensação de que não era bem aquilo que estavam querendo sobre suas pesquisas, que as coisas tinham tomado outro rumo, que estavam se sentindo perdidos, etc… Você sabia que isso é muito comum? E eu vou te falar o motivo desse desespero!

Muitos alunos começam suas pesquisas de qualquer jeito, não param para analisar o que lhes interessa, qual área desejariam obter mais aprofundamento ou em quais matérias tem mais afinidade. Parar um pouco e analisar essas informações podem facilitar a escolha do tema e do título perfeito que, por sua vez, ajudam a desenvolver o restante do trabalho de forma mais concentrada, focada e menos traumática (rsrs).

Outro fator importante sobre o título que vale a pena considerarmos é que quando os avaliadores começam a ler o seu trabalho, eles já vão, de cara, observar se sua pesquisa é, digamos, “interessante” ou se ela se trata de mais um daqueles assuntos batidos e por demais comentados, o que não agrada a nenhuma banca, sabiam disso? Temas batidos podem ser carinhosamente chamados de “os queridinhos dos alunos”, sabe aquele tema que todo mundo quer fazer o trabalho sobre ele, porque acredita que vai ser mais fácil, vai ser mais leve, tem tudo na internet mesmo, e tal. Só que não é assim que as coisas funcionam ok?? Mesmo sendo uma área mais batida, você deve se preocupar com a linha lógica do pensamento pelo qual deseja desenvolver o restante do trabalho. Quando isso tiver claro, vai perceber que o restante da “lógica” acontece com mais facilidade.

Formular um título interessante, novo, sob um olhar mais apurado, sem dúvida vai encher os olhos dos seus avaliadores e, claro, o seu orientador vai lhe defender com unhas e dentes, afinal, qual é o professor que não curte aquele aluno que faz de tudo pra se destacar?! Ai gente, é um luxo!! rsrs

Agora, vamos lá, vou deixar aqui algumas dicas importante que valem a pena serem consideradas na hora de começar. Melhor dizendo, ANTES DE COMEÇAR, para não ter que parar e voltar tudo de novo!!

E se você quiser ver as dicas em vídeo, é só acessar nosso canal no youtube: youtube/2minnutos

1. ESCOLHA A ÁREA OU AS ÁREAS DE SEU INTERESSE

Queridos, antes de qualquer coisa, sente, pegue uma folha de caderno e uma caneta e vá anotando suas áreas de maior interesse. Depois que tiver feito sua lista (espero que não seja tão longa, a falta de opções clareia a mente rsrs), brincadeiras à parte, após isso, vá riscando aquelas pelas quais você tem menos interesse, aquela que você não tem tanta afinidade assim, como achou que teria…

2. PESQUISE LITERATURA SOBRE O TEMA

Depois de ter selecionado aquelas áreas mais propensas à sua pesquisa, ou apenas aquela área de maior interesse, comece uma busca, na internet mesmo, por literatura científica a respeito dela. Isso significa que você vai começar uma buscar por livros, artigos, teses, dissertações e periódicos em que aquele tema pode ter sido falado já. Para que serve isso? Porque quando você tiver uma ideia de que há conteúdo científico sobre aquele tema, você vai ter mais certeza de que pode fazer uma fundamentação teórica sobre ele na sua monografia ou artigo.

3. DELIMITE DIREITO O SEU TEMA

É nessa parte onde a maioria das pessoas faz o que falei logo mais acima, sobre escrever uma delimitação ou título (que eu considero praticamente a mesma coisa) de qualquer maneira. Nesta parte da delimitação você precisa colocar no gatilho a linha exata que você pretende defender com a sua pesquisa. Qual é o questionamento que você vai responder? Qual é a ideia central sobre esse tema que você quer defender? Sob qual perspectiva você pretende abordar essa temática? Essas questões servem de norte para você encontrar o que você pretende desenvolver. Vai ser sempre útil? Não, pode ser que você já tenha isso tudo bem delimitado na cabeça, o que é maravilhoso, mas no geral, a maioria dos alunos ainda não tem, quando começam a disciplina.

4. PENSOU QUE ERA SÓ ISSO?

Depois que você delimitou a área direitinho, já deu o norte da pesquisa, e formulou um título maravilhoso, volte para o google, pesquise novamente, utilize as palavras que você usou no seu título, veja o que há de literatura sobre aquele tema específico, veja de que outras formas as pessoas estão falando sobre aquele assunto, quais são as expectativas sobre ele, etc. Certamente você já vai aprender muito sobre o assunto, já vai encontrar bons materiais para guardar no arquivo que usará durante a confecção da pesquisa e vai se sentir mais seguro durante todo o processo.

Sobre o título, lembre-se disto: Um título claro, objetivo, com as palavras corretas para que possam linkar com um referencial teórico também objetivo e sequencial.

Não tenho a menor dúvida de que com alguns cuidados no início, a jornada se torna melhor durante o restante do trabalho!! Faz isso e volta pra me contar se essas dicas ajudaram você de alguma forma.

Deixei suas dúvidas ou suas sugestões, estamos aqui para ouvir você!! Um forte abraço!

@tamilesrc

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E se tiver dúvidas, deixa sua pergunta.

Deixe uma resposta