Como fazer e utilizar cada tipo de citação

ABNT

Como fazer e utilizar cada tipo de citação

Tamiles Cavalcante
Escrito por Tamiles Cavalcante
7 min de leitura
Junte-se a muitos outros alunos

Entre para nossa turma e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Aposto que quando o assunto é citação, você já imagina que existem milhares de jeitos de fazer uma né? Vem comigo na leitura desse Post e veja como é mais simples do que parece! Afinal de contas “a ciência é um modo de compreender e analisar o mundo empírico”. (CERVO E BERVIAN, 2002, P. 16)

Já que o assunto de hoje trata do tema “citações”, nada melhor do que começar por uma né?

Inicialmente quero que você entenda que uma citação nada mais é do que uma transcrição (literal ou não) da ideia de determinado autor que você faz no seu trabalho. Toda citação, obrigatoriamente, deve ter saído de alguma obra (preferencialmente científica, ok?). Fiz questão de enfatizar que deve ser científica porque muitos alunos copiam trechos de blogs, sem qualquer teor científico e ficam colando em suas pesquisas.

Sinceramente não estou dizendo que toda colagem de blog é errada, existem sim portais muitos bons e de conteúdos seguros para serem utilizados, mas não é uma confiança que se deva atribuir a todos eles. Porém, neste  momento o que quero que você entenda são as diferenças básicas de citações, o que cada tipo representa e como elas aparecem ao longo do trabalho. Vamos começar, então, a descrever cada uma delas a seguir.

CITAÇÕES DIRETAS

As citações diretas representam a transcrição literal do pensamento do autor, isso significa que você estará utilizando exatamente o que está contigo na obra. Ou seja, você pegou o trecho exato do livro, revista, artigo, outros tipos de periódicos, etc.

As citações diretas podem ser de dois tipos: Curtas e Longas. Então, vamos ver agora a diferença entre elas.

Citações Curtas: São aquelas que possuem até 3 linhas e aparecem no texto com a mesma configuração normal do restante das frases, ou seja, fonte tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas e, observe bem: ENTRE ASPAS. Elas são introduzias pelas informações do autor e, geralmente, seguem este padrão:

 

É importante observar que só se considera citação, a parte da fala do autor, que no caso do exemplo acima, está grifado de vermelho e colabora com toda a estrutura do parágrafo.

 

Citações Longas: São aquelas que, em modo normal, possuem de 4 linhas em diante. As entradas não fazem parte da citação, apenas a fala do autor, que é a parte que deve ser recuada. As citações longas não ficam dentro do parágrafo, como as curtas, elas ficam separadas, com espaçamento de 4 cm, sem a presença de aspas e em letra menor que o restante do texto. Observe nos modelos abaixo:

Coloquei dois modelos porque gostei muito da entrada do segundo modelo também e cria, ainda mais, aquele aspecto de diálogo com o leitor. Há, ainda, o modelo que contempla a devida referência entre parágrafos, esse modelo é opcional, e fica na forma do modelo abaixo, mas no momento da escolha por um ou outro modelo, você deve seguir padronizado.

CITAÇÃO INDIRETA

As citações indiretas, como o próprio nome sugere, são citações que não se configuram como a cópia exata da fala do autor. Neste tipo de citação, o autor do trabalho se apodera apenas da ideia do autor, mas pode transcrevê-la utilizando suas próprias palavras. Mas atenção: é necessário fazer a referência da mesma forma ok? Observe o modelo abaixo:

Para ajudar você a encaixar direito as citações no seu texto, leia também os 5 passos para fazer um texto coerente com as citações. Espero que este conteúdo tenha ajudado você a tirar as dúvidas sobre os modelos de citações e como usar cada uma delas na monografia ou no artigo científico. Para se aprofundar mais no assunto assista ao vídeo abaixo:

 

Então até a próxima!! Não esqueça de postar as suas dúvidas, críticas ou sugestões! A sua contribuição aprimora nossos canais! Para me encontrar no insta siga @tamilesrc

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários. E se tiver dúvidas, deixa sua pergunta.

Deixe uma resposta