Vamos por partes: Justificativa

Vamos por partesMais uma parte do trabalho que eu, particularmente, já vi muitas pessoas fazerem por fazer. Vamos deixar uma coisa clara aqui: todas as partes de seu trabalho são importantes e devem ser feitas cuidadosamente para guiar o leitor pela sua pesquisa e, principalmente, estimulá-lo a ler.

Em alguns trabalhos que já peguei para orientar, vi que as pessoas não dão o devido merecimento à Justificativa. Pois eu reforço: É importante sim! Como qualquer outra parte! Agora uma verdade eu digo: a maioria dos trabalhos que peguei, o que acontecia era que os acadêmicos não tinham muita noção do que é exatamente a justificativa de seus trabalhos. Antes de mais nada, vamos entender isso né?

Justificativa

A justificativa, é (em termos informais) nada mais, nada menos, do que o MOTIVO PELO QUAL A SUA PESQUISA É IMPORTANTE PARA ALGUÉM.

_ Entendeu?

_ Não muito.

_ Ok. Continuando: Definidos o tema e a modalidade do seu trabalho, é necessário justificá-lo. É o momento de mostrar por que é importante desenvolver o tema escolhido. Não adianta decidir trabalhar um TCC de culinária no curso de Direito, a não ser que o seu tema seja especificamente o direito do consumidor e seus direitos legais nos restaurantes ‘da Região’, por exemplo.

Vamos abrir um parêntese aqui: (Por favor, quando você for escolher um tema para deliberar em seus trabalhos, sempre pense qual a importância da geração daquele conhecimento para as pessoas (profissionais, uma classe qualquer, organizações, etc). É por isso que eu defendo que você não deve escolher um tema por escolher, senão, vai ficar ruim de inventar uma justificativa, pois você mesmo, não terá certeza da importância de seu tema. Logo, como poderá repassar isso aos leitores??)

E então, afinal de contas, por que a sua pesquisa é importante? Consegue me responder? Então é sinal de que consegue justificar sem problemas! 😉

Até mais!! Deixe um coment pra gente!!

@tamilesrc

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *