O que faz parte da citação longa direta?

Oi Gente!! Tudo bom?? Hoje vou abordar um tema que, parece simples, mas vejo demais isso acontecer. Acredito que seja uma dúvida de muitos alunos. Vamos falar sobre citação

Tcc – Monografia – Resumão Especial

Afinal de contas, quando eu faço um ctrl C – Ctrl V de uma citação (só quero dizer que foi citação direta tá meu povo? Não vá sair plagiando as coisas por aí. rs…) de um outro artigo e monografia já publicado, o que deve ser recuado?? Eu vou explicar direitinho…

Suponhamos que você viu lá uma citação muito legal do Kotler, por exemplo, que estava, basicamente, assim expressa num artigo que você andou lendo, de autoria do João Antônio de Souza, que prestou o artigo para sua especialização em 2017…

2

Está vendo a seleção? Pois bem, é o que você geralmente pega para inserir no seu trabalho… Só que muitos alunos, não sei se é o seu caso, costumam inserir o texto na sua mono ou artigo da seguinte forma:

3

Ta vendo a linha vermelha que eu coloquei em parte do conteúdo? Sim, isso acontece demais!!! Razão para isso? Os alunos acham que por terem copiado e colado o texto completo (e eu estou me referindo ao contexto em si e, posteriormente, à citação) devem marcar tudo como citação longa!! Gente!! Nãooooooooooooooo faça isso, o que você deve recuar é APENAS a fala do autor mesmo. Contextualização de alocação de citação não deve ser configurada como citação, como corpo da citação, seja ela curta (aquela que vem entre aspas) ou a longa (aquela recuada em 4 cm).

Superdicas para um Tcc – Trabalho de Conclusão de Curso Nota 10 – Audiolivro MP3

Lembre-se disto: citação é fala de autor!!! A contextualização, inclusive, deve ser de sua autoria mesmo! Não precisa de aspas, nem de recuo!! Só recebe formatação de citação, a fala do autor!!

Neste caso o correto seria recuar mesmo, apenas a fala do autor, como estava no lugar de onde você tirou, e na referência, você descrever da seguinte forma:

Kotler (2011) apud Souza (2017, p. 25) – Apud fica em itálico ok?, porque é palavra estrangeira.

Lembram que eu disse que o artigo era do João Antônio de Sousa Né? Pois é, OUTRO DETALHE, no capítulo das referências (aquele lugar, ao final do trabalho, onde virão todos os locais de onde você pesquisou), vai aparecer o João Antônio de Sousa, e não o Kotler!!! Fechado??? (Ainda vou criar um post para falar exclusivamente sobre “citação de citação”, não perca!)

Como Escrever Um Texto Científico

Pessoal, deu pra esclarecer?? É um assunto mais tranquilo, mas falo porque já vi acontecer demais!! Espero que tenha ajudo vocês de alguma forma! Deixe um comentário, uma dúvida, ou sugestão! É sempre um prazer receber o feedback de vocês! Se você está criando seu TCC agora e tem algo te atormentando, posta nos comentários, eu trago a resposta o mais breve possível!!

Abraços!!! Bons estudos!

Saraiva

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *