Questões para avaliação:

1. Considerando a Teoria Clássica de Fayol, estudada em sala, onde a Administração era vista como Ciência e os donos de empresas vistos como aqueles que devem pensar no negócio de forma estratégica e atuar como legítimos administradores, faça uma avaliação geral de perfil das características observadas nos empresários do estudo visto em sala.

2. Sobre o vídeo assistido, diversas vezes apareciam funcionários em plena atuação, você consegue associá-los aos preceitos da Administração Científica ou da Teoria Clássica? De que forma?

3. Quais são suas análises sobre o desenvolvimento ocorrido após a Revolução Industrial no sentido da liberdade comercial então percebida e sobre as origens da Administração de Empresas?

Estudo de Caso: Gigantes dos Alimentos by History Channel

Tamiles Cavalcante

Professora Orientadora Acadêmica; Administradora por formação; Especialista em Gestão de Negócios por opção; Orientadora por paixão.

58 ideias sobre “Estudo de Caso: Gigantes dos Alimentos by History Channel

  • 27 de fevereiro de 2020 em 22:10
    Permalink

    1- O perfil desses grandes empresários eram bem parecida.
    Eram homens visionários, estratégicos que não se acomodavam e que procuravam formas infinitas de alcançarem o sucesso.
    Pelo meu modo de ver eram homens admiráveis que não desanimavam diante das adversidades,tinham um um propósito e não iam parar até conseguirem, com isso conquistavam grandes patrimônios que serviram para o desenvolvimento geral da economia.
    2-Na verdade o objetivo de ambas eram as mesmas só q de maneira um pouco melhorada.
    Mais acredito q a usada no vídeo foi a Teoria Clássica.
    Chego a está conclusão pelo fato das coisas apesar de serem organizadas o trabalho ficava um pouco solto.
    3-Após esse desenvolvimento ocorrido criou-se uma crença em que podia criar algo novo ,poderia crescer.
    Com isso houve renda e mais empresas surgiram.
    A administração de Empresa surgiu da necessidade de pessoas para melhorar a resolução de seus problemas práticos.

    Jacqueline de Medeiros Sousa

    Resposta
  • 27 de fevereiro de 2020 em 23:01
    Permalink

    1°R= Primeiro de tudo estudam boas formas de ganhar dinheiro, segundo acompanham de perto cada fase de seus projetos, interagem com os funcionários e procuram lhe oferecem maior bem estar, para que possam trabalhar com mais força de vontade, quem cita isso é o próprio hershey’s no vídeo, além de estarem sempre atentos a alguma forma de ampliarem seus negócios.

    2°R= Administração científica, já que optava por mecanizar o trabalho deixando cada funcionário com uma tarefa programada.
    Ex: tempos modernos de Charlie Chaplin.

    3°R= Abrindo portas para a entrada de máquinas para facilitar e acelerar trabalhos e que cada um deles tinham um pouco de administrador, aliás tinham muito de administradores, que além de serem líderes natos ainda por cima se destacavam em suas respectivas áreas.

    Resposta
    • 26 de março de 2020 em 10:33
      Permalink

      Obrigada pelas suas respostas. Também me chama a atenção como os administradores daquele tempo estavam perto do chão de fábrica, hoje em dia não se vê muito isso.

  • 27 de fevereiro de 2020 em 23:09
    Permalink

    1. As idéias de Fayol fez com que os grandes contribuintes do pensamento administrativo reconhecesse seus princípios básicos: Divisão de trabalho, unidade de comando, disciplina, remuneração, ordem, equidade, dentre outras.

    2. Os funcionários vistos no filme se encaixa na linda de produção da teoria clássica, porém seguiam, ordens e as atividades eram centralizadas.

    3. De forma inesperada por muitos, notou-se que a organização é comparada a uma máquina que segue um projeto pré-definido.

    Resposta
  • 27 de fevereiro de 2020 em 23:10
    Permalink

    1- A percepção de Fayol foi fundamental para o desenvolvimento dos empresários. A análise criteriosa fez com que fosse desenvolvido princípios para que realmente o empreendimento crescesse e claro os empresários pudessem obter ótimos resultados através dessas mudanças.
    2- Ao da administração científica, onde era priorizada a produção para atender a grande demanda.
    3- a Revolução Industrial trouxe muitas mudanças entre elas o novo padrão de consumo, o crescimento das cidades, a substituição da mão de obra, mas também trouxe muitas mudanças tecnológicas que são essenciais para nossa vivência.

    Mariana Rodrigues Jorge

    Resposta
  • 27 de fevereiro de 2020 em 23:44
    Permalink

    01-Segundo os estudos de Fayol, o administrador passa a fazer o papel de planejar e organizar o processo produtivo baseado nos princípios de divisão do trabalho aumentando a produtividade, a equidade, a hierarquia, a centralização administrativa, que visava trabalhar na forma de um cérebro, manter as decisões alinhados e a atribuição de tarefas, a partir dos estudos de Fayol tornou-se mais fácil diferenciar o papel do executivo e a importância da gestao administrativa para a organização das empresas modernas.

    02- Percebe-se que em vários momentos durante a realização do trabalho a existência de uma pessoa que planeja estabelecer uma rotina de trabalho, visando atingir metas do grupo organizacional ou seja de toda a empresa.

    03- Com o advento da revolução industrial e a consequente divisão do trabalho o controle de tempo e de processo produtivo saiu das mãos dos antigos artesão passando para os grandes empresários que buscavam ampliar mercados fornecedores de matérias primas e mercado consumidor influenciado pelo liberalismo econômico tornou-se necessário melhor gerenciar as etapas de produção influenciando assim a atribuição de administradores a algo q foi estabelecido e necessário com a segunda fase da revolução industrial no século XIX e tornando o papel do administrador ainda mais importante.

    Joaquim Alves De Carvalho Neto

    Resposta
  • 27 de fevereiro de 2020 em 23:48
    Permalink

    Respostas
    01. No documentário “Gigantes dos Alimentos”,mostra os perfis de como eram os empresários norte-americanos.Onde uma das características encontradas neles são : estratégia,a preocupação nas organizações das empresas,sempre visavam o crescimento e lucro das suas entidades. Muitos empresários se tornavam altamente ambiciosos sem se preocupar se teriam retorno ou não dos seus investimentos.Na qual entra uma das características da teoria de Henri Fayol ,dada pela ênfase na estrutura organizacional,na visão do Homem econômico e pela busca da máxima eficiência,obtendo assim o diferencial das demais empresas(Como a marca do produto Snickers que era um nome de um cavalo ,de um dos organizadores ).

    02. Os dois conceitos estão de tal forma interligados,pois a Teoria Clássica é vista como uma organização ampla no campo administrativo.E na Administração Científica envolve algum dos 14 princípios de Fayol como podemos citar : Autoridade,onde os donos davam ordens e elas tinham que ser obedecidas.Renumeração,o colaborador tinha que ser suficiente para garantir a satisfação do empreendedor,dos funcionários e da própria organização. Uma parte do documentário retrata um pouco disso,onde muitos apresentam uma fórmula de chocolate ao leite e só uma delas satisfaz o empresário e com isso ele ganha uma bonificação muito boa .

    03. Mesmo com a Primeira e Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos se manteve como uma grande potência mundial.Com os avanços da Revolução Industrial,da energia elétrica e dos automóveis,e o aperfeiçoamento das grandes empresas e marcas .Relata se a grande contribuição que esses empresários Henry John,Milton Hershey,John Harvey e Will Kellog onde deram grande ajuda para o crescimento das grandes marcas de alimentos que são presentes no mundo todo . Sendo um documentário que mostra como eles usaram seus cérebros, músculos, sangue (como aquele que se matou) suor , lágrimas para chegarem ao coração dos Estados Unidos através do estômago e se expandirem pelos os demais países.

    Resposta
  • 28 de fevereiro de 2020 em 00:15
    Permalink

    1- Como na teoria de Fayol, os donos e criadores das empresas, passaram a administrá-las de forma estratégica. Fayol destacava a figura do administrador e o dava maior importância, ao mostrar a administração como uma parte separada da empresa, que planejava e buscava estratégias para que os outros executassem. No estudo visto em sala, esses magnatas, como lideres, treinavam as pessoas para executarem suas estratégias, mas o foco estava nos mais altos cargos, os gestores e diretores, os administradores em destaque na empresa, como a parte mais importante.
    2- Podemos identificar preceitos tanto da administração científica quanto da teoria clássica. Como preceitos da administração científica temos a preparação dos trabalhadores e o detalhismo ( o tamanho dos flocos de cereais, o nome nas embalagens). Já da teoria clássica, percebemos a estrutura organizacional ( quem manda e quem obedece), além da presença do Homem Econômico ( o homem que conseguiu criar a fórmula do chocolate ao leite para Hershey, foi recompensado, e isso foi como um estímulo).
    3- A Revolução Industrial trouxe ao mundo novas técnicas de produção (aperfeiçoamento) e expansão do mercado, principalmente com a expansão do comércio marítimo. Após a Revolução Industrial houve também o surgimento das empresas privadas e a necessidade da figura do administrador, que na maioria dos casos estavam interessados em fazer com que suas empresas crescessem e junto com elas o seu nome e a sua marca ( como Clarence Birdseye, que desenvolveu o processo de congelamento mais rápido, e mesmo depois de vender sua empresa milionária, continuou trabalhando nela como diretor, e queria fazer com que ela crescesse cada vez mais).

    Resposta
    • 26 de março de 2020 em 10:42
      Permalink

      Ótimo Débora! Suas considerações ficaram muito bem associadas.

  • 28 de fevereiro de 2020 em 00:28
    Permalink

    1°resposta: É preciso ser eficaz e eficiente, para isso se faz necessario ter objetivos e metas e fazer escolhas para da melhor maneira solucionar um problema ou alcançar novas oportunidades. Para ser um bom administrador é preciso gerenciar recursos, tais como tempo, dinheiro e matéria prima. Dessa maneira é possível se alcançar máxima eficiência.
    2°resposta:Administração Científica, pois um líder deve aprender a ter suas qualidades necessárias ou supri-las, como por exemplo o hershey’s no vídeo, ele busca ajuda de especialistas para executar certas tarefas administrativas ou de criação do seu produto(suprindo suas necessidades), pois vê que precisa de ajuda para fazer seu negócio funcionar. Dessa forma além de especialistas é preciso que sejam pessoas de confiança, havendo dois exemplos no vídeo: o homem que ajudou a criar o chocolate e o primeiro vendedor.
    3°resposta: Com a Revolução Industrial foi possível ter maior eficiência e também uma produção mais acelerada, o que também aumentou a competição entre empresas que precisam ser únicas para se sobressair em relação as outras.

    Yasmin Oliveira da Silva

    Resposta
    • 26 de março de 2020 em 10:41
      Permalink

      Ótimo Yasmim! Na segunda também podemos ver a determinação específica de tarefas dos funcionários, apesar de não ser máquina, a manufatura era bem posicionada, cada um na sua função.

  • 28 de fevereiro de 2020 em 00:30
    Permalink

    1- A história de Will Kellogg’s é emocionante, de um cara desacreditado e humilhado pelo irmão, conseguir dá a volta por cima e se tornar um cara de sucesso. Mas todos foram perseverantes, corajosos, foram líderes e tiveram iniciativa. Um bom administrador sempre enxerga uma oportunidade.
    2- Administração Científica, pois restinguiu-se às tarefas e aos fatores diretamente relacionados ao cargo e à função do operário.
    3- Mecanização dos meios de produção, caracterizados pelo desenvolvimento.
    Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração. Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
    Débora Amábelly

    Resposta
  • 28 de fevereiro de 2020 em 00:52
    Permalink

    1- Todos os empresários mostrados no video, tem a mesma visão nos negócios, não tiveram medo de investir nos seus planos e todos criaram algo inovador. Com uma visão extremamente estratégica obtendo lucros grandiosos e tornando suas marcas ate hoje conhecidas no mercado

    2- Na administração cientifica. Pois tem seu foco tanto na produção como nos colaboradores, no video os empresários queriam obter grandes lucros, porém precisavam de mão de obra qualificada e estavam dispostos a pagar qualquer valor para que a empresa obtivesse sucesso

    3- A revolução industrial foi importante pois ficou clara a necessidade de administração nas empresas, pela busca da eficiência nos processos e pela busca de organização. Pois foi a época de grande avanço tecnológico

    Resposta
  • 28 de fevereiro de 2020 em 00:56
    Permalink

    1. Os empresários tinha uma mente visionário, tinha determinação do que queria e lutavam até consegui, não si deixando abalar pelas dificuldades e sempre buscando inovar seus produtos para não dar chance para a cinco.

    2. Nos dois, pois tanto a teoria científica onde si precisou de pesquisas até si chegar a determinado objetivo planejado, como a Clássica onde si indentificou o modelo de organização que eram tratado de cima para baixo.

    3. A revolução industrial foi um grande marco para o século vivido, pois alavancou as grandes produções de tecidos, assim possibilitando o desenvolvimento das manofaturas para as maquinofatura e possibilitando também muitos estudos por grande homens que hoje serve como modelos para as empresas.

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2020 em 15:57
      Permalink

      Oi Ítalo! Não entendi o que vc quis dizer com “dar chance para a cinco” na primeira questão rsrs.
      Na terceira questão eu concordo mesmo que foi um marco para aquele século! Um divisor de águas no mundo dos negócios!
      Obrigada pelas suas respostas!!

    • 28 de fevereiro de 2020 em 19:26
      Permalink

      Respostas
      01. No documentário “Gigantes dos Alimentos”,mostra os perfis de como eram os empresários norte-americanos.Onde uma das características encontradas neles são : estratégia,a preocupação nas organizações das empresas,sempre visavam o crescimento e lucro das suas entidades. Muitos empresários se tornavam altamente ambiciosos sem se preocupar se teriam retorno ou não dos seus investimentos.Na qual entra uma das características da teoria de Henri Fayol ,dada pela ênfase na estrutura organizacional,na visão do Homem econômico e pela busca da máxima eficiência,obtendo assim o diferencial das demais empresas(Como a marca do produto Snickers que era um nome de um cavalo ,de um dos organizadores ).

      02. Os dois conceitos estão de tal forma interligados,pois a Teoria Clássica é vista como uma organização ampla no campo administrativo.E na Administração Científica envolve algum dos 14 princípios de Fayol como podemos citar : Autoridade,onde os donos davam ordens e elas tinham que ser obedecidas.Renumeração,o colaborador tinha que ser suficiente para garantir a satisfação do empreendedor,dos funcionários e da própria organização. Uma parte do documentário retrata um pouco disso,onde muitos apresentam uma fórmula de chocolate ao leite e só uma delas satisfaz o empresário e com isso ele ganha uma bonificação muito boa .

      03. Mesmo com a Primeira e Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos se manteve como uma grande potência mundial.Com os avanços da Revolução Industrial,da energia elétrica e dos automóveis,e o aperfeiçoamento das grandes empresas e marcas .Relata se a grande contribuição que esses empresários Henry John,Milton Hershey,John Harvey e Will Kellog onde deram grande ajuda para o crescimento das grandes marcas de alimentos que são presentes no mundo todo . Sendo um documentário que mostra como eles usaram seus cérebros, músculos, sangue (como aquele que se matou) suor , lágrimas para chegarem ao coração dos Estados Unidos através do estômago e se expandirem pelos os demais países.

    • 28 de fevereiro de 2020 em 21:34
      Permalink

      1- Os empresários tinham uma mente visionária e nunca desistiam de suas ideias brilhantes, tentavam fazer com que aquela ideia desse certo e no fim eles estavam certos em não ter desestido.

      2- Acho que as duas teorias se aplicam muito bem a esse trabalho que existia, por um lado o trabalho em equipe que era muito bem feito e com o aumento da produção em decorrer do tempo.

      3- após a revolução industrial os trabalhadores foram substituidos por máquinas assim diminuindo o número de operários e com uma produção mais rápida do que a manual. A administração passou a ser vista e utilizada como uma ferramenta para a solução de problemas em organizações. Ela passou a ganhar teorias e funções específicas, que direcionavam o trabalho nas empresas, tudo em função de se encontrar os melhores meios para se chegar aos melhores resultados.

      Diêgo Alves de Melo

  • 28 de fevereiro de 2020 em 01:04
    Permalink

    1° O estudo de Fayol visa muito nos cargos administrativos, no qual o mesmo defende que gestores são pessoas que estão a frente da empresa e são responsáveis pela tomada de decisões. Os empresários vistos no video vão contra essa teoria, pois faziam o papel tanto de administradores quanto de funcionários, com suas fortes características de prever mudanças baseadas nas necessidades da sociedade (como no caso do congelamento de alimentos, tecnologia que na época era precária) aspectos de comandar e controlar uma grande equipe de funcionários e a si próprios em momentos de crises ou no falência dos negócios.

    2° Na divisão da fabricação do produto, deixando um grupo de pessoas responsáveis por cada processo, condições de trabalho melhores, em lugares agradáveis (conforme é citado no documentário, séria um ambiente em que as pessoas sentiriam-se felizes de trabalhar) prêmios por produtividade e stalkeholder.

    3° O período pós revolução industrial abril muitas oportunidades para o empreendedorismo com a maquinofatura, mudando a maneira de administrar, fabricação de produtos, econômia e o espaço geográfico. Dando início a globalização, as alianças para fortalecimento de negócios e surgimento de pessoas que são influênciadas direta e indiretamente pela indústria.

    Nome: Antonio Alan da Silva Mendes

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2020 em 15:55
      Permalink

      Oi Alan!! Muito obrigada por suas respostas! Ótimas considerações e uma relação muito boa com os temas vistos em sala.

  • 28 de fevereiro de 2020 em 06:02
    Permalink

    1 todos com visão ampla onde focam na produção buscando sempre novas receitas,usam o marketing com o estratégia para crescimentos das vendas,não tem medo de apostar em novas ideias e assim conseguem chegar ao topo do sucesso.

    2 teoria clássica da administração, pois aceitam novas idéias,trabalham em equipe,fazem parcerias,seguem hierarquia.

    3 após a revolução industrial os trabalhos humanos passaram a ser substituídos por máquinas,facilitando assim a produção,onde gerou o crescimento acelerado das empresas e com ele a necessidade de uma administração capaz de organizar e acelerar a produtividade das empresas e garantir o bem estar de seus funcionários.

    Michelle Oliveira Alves

    Resposta
    • 29 de fevereiro de 2020 em 10:13
      Permalink

      1: Os empresários tendem a buscar novas ideias e estratégias para o crescimento das vendas deles. Eles estão sempre querendo alcançar mais, usando o marketing e outros meios para chamar a atenção do público em geral.

      2: Teoria clássica. Eles seguiam normas de iniciativa, disciplina, ordem que eram relacionadas a teoria clássica. Trabalhavam inovando e sempre querendo melhorar algo quando viam que não estava de acordo com aquilo que se pedia.

      3: A revolução industrial possibilitou novas formas de trabalho para aquela época, como uso da maquinofatura, que auxiliou na produção.

      Nome: Yuri Ximenes de Melo.

  • 28 de fevereiro de 2020 em 07:31
    Permalink

    1 -Tendo como perfil as características mais marcantes temos:
    manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade ; Unidade de direção, garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização, lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa, tinham como princípio a criação de ideias que romperam barreiras, eles erraram mas não desistiram implantaram algo que ninguém nunca tinha feito; uma visão de futuro
    2- Científica e Classica. Científica: O trabalho em conjunto, a busca da eficiência foca na produção e nos colaboradores, para que a organização tenha bons resultados produtivos, métodos padronizados, a divisão de tarefas entre os funcionários e focava sempre a produção. A teoria clássica: pois tinha uma visão de forma mais gerencial, objetivando os resultados da produção, apresentando princípios e métodos administrativos para um melhor desenvolvimento do trabalho.
    3- A produção em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigeração mecânica e outras técnicas de preservação e as invenções.
    Com o crescimento acelerado e desorganizado das empresas passou –se a exigir uma administração
    Adriana Meneses

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2020 em 15:49
      Permalink

      Muito bom Adriana!! Gostei da forma como vc relacionou os assuntos!

  • 28 de fevereiro de 2020 em 07:53
    Permalink

    1• Para Fayol, a Administração como Ciência tem de ser regida por uma série de regras e princípios: divisão de trabalho, consistindo na especialização das tarefas e pessoas para aumentar a eficiência; remuneração do pessoal, devendo ser justa e garantindo a satisfação dos empregados; ordem, um lugar em cada coisa e cada coisa em seu lugar, ordem material e humana; espírito de equipe, união e harmonia entre as pessoas, dentre outros princípios… Fayol também defendia a necessidade de um ensino organizado e metódico da Administração, de objetivo para formar administradores e também a harmonia entre os empregados e os incentivos materiais e salariais. Os administradores tinham as funções de controle, previsão, comando e coordenação.

    2• Sim, como na Divisão de tarefas e especialização do operário, onde cada um fazia somente uma coisa assim ganhando tempo e elevando sua produtividade; Unidade e Comando, onde o funcionário só recebia ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens; Unidade de Direção, um controle único possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

    3• A revolução industrial foi um período de grande desenvolvimento tecnológico que se espalhou pelo mundo causando vastas transformações, como na economia mundial e no estilo de vida das pessoas, uma vez que acelerou a produção de mercadorias e a exploração dos recursos da natureza.

    Tainara Bandeira de Paiva

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2020 em 15:48
      Permalink

      Oi Tainara, gostaria que vc tivesse comentado mais a respeito do vídeo que assistimos em sala, claro, sempre referenciando com o que já estudamos anteriormente, mas que tivesse mais a ver com o conteúdo de ontem. Obrigada pelas suas respostas.

  • 28 de fevereiro de 2020 em 09:00
    Permalink

    1°) A teoria Clássica, a preocupação principal ocorria com a estrutura das organizações, o que constituiu uma enorme ampliação no campo de estudo da época, Fayol fez uma abordagem mais simples e global para suas organizações, já Taylor  o intuito era substituir o empirismo e a improvisação por técnicas e métodos científicos.

    2°) Da Teoria Clássica. Porque todos eles começaram a vislumbrar as funções do administrador, traduzidos por planejar, organizar, comandar e controlar, tendo também uma visão de gerência, autoridade e responsabilidade, além de focar também no espírito de equipe, algo que não havia na administração científica.

    3°) A Revolução Industrial gerou grandes transformações tanto econômicas quanto sociais que foram essenciais para a evolução da humanidade. A passagem da sociedade rural para a sociedade industrial, a mecanização da indústria e da agricultura. Com isso a Revolução trouxe a “Liberdade comercial”, que foi quando a manufatura passou para a maquinofatua e assim por diante.

    Sthefanni Rodrigues Lima

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2020 em 15:42
      Permalink

      Oi Sthefanni, parabéns pelas suas respostas. Na segunda questão acho que vc deveria ter avaliado, também, os funcionários… Mas okay! Obrigada!

  • 28 de fevereiro de 2020 em 09:08
    Permalink

    1- Na teoria clássica de Fayol, também chamada Teoria Clássica da Administração, os empresários eram vistos e caracterizados como ênfase na estrutura organizacional dada pela visão do Homem Econômico e também pela busca da máxima eficiência.

    2- O documentário está associado em grande parte à Administração Científica, pois pelo o que foi visto, os empresários estavam preocupados e focados no desenvolvimento fabril dos produtos. Portanto, o vídeo mostrava como os funcionários atuavam em momento de fabricação, para enfatizar a importância que a agilidade humana tem, no meio de produção.

    3- Após a Revolução Industrial, as empresas industriais perderam totalmente a aparência caseira adquirindo uma nova forma. Ao lado de uma intensificação de exploração do trabalho operário, cresciam as fábricas cada vez mais poderosas. E com tudo isso, a revolução industrial foi a grande aliada a Administração de Empresas, pois desencadeou a necessidade de haver uma administração elaborada e praticada em busca da eficiência e da eficácia dos processos.

    Nome: Amanda Furtado Costa

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2020 em 15:37
      Permalink

      Oi Amanda, muito boas suas respostas! Só a primeira questão que poderia ter sido mais específica em se tratando dos camaradas estudados no vídeo, mas ok! Obrigada pelas respostas!

  • 28 de fevereiro de 2020 em 09:12
    Permalink

    1° Pela administração abordada no vídeo, com as características na teoria de Fayol, pode se observar que ja adotavam as técnicas de hierarquias e o controle geral do administrador, puxando a responsabilidade de coordenar a equipe para o sucesso geral.
    2° Teoria Clássica, onde por sua vez, não necessitou de uma equipe especializada no processo de produção e embalamento, seguindo as instruções do gestor, que coordenava todo o processo.
    3° Apos a revolução, ficou nítido a substituição da mao de obra manual, por maquinas e equipamentos, reduzindo valores com funcionários.

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2020 em 13:58
      Permalink

      Oi Maxwell, muito bom ponto de vista na primeira questão. Na segunda eu discordo em partes, pois havia sim a presença de serviço especializado, podemos perceber que cada pessoa tinha sua função, mas como vc deixou subentendido, realmente sem aquela pressão da Adm Científica rsrs. Obrigada pelas suas respostas!

  • 28 de fevereiro de 2020 em 09:21
    Permalink

    01. Eram muitos determinados persistentes no que faziam, não tinham medo de investir, ião em busca de seus objetivos, e corriam muitos riscos de falir.

    02. Os empresários queriam sempre está no picos, toupo das vendas e com isso queriam mais de seus funcionários, sempre estando lá para auxiliá-los.

    03. Hoje a liberdade comercial ajuda muitas empresas, lidar o direito de divulgar seus produtos por outros meios de comunicação sem a interferência de outras pessoas.

    Nome= Roberto costa veras

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2020 em 13:55
      Permalink

      Oi Roberto, sim, eu também achei bem interessante como os empresários ficavam ali vendo seus funcionários trabalharem, lembrando que não era preocupação, era apenas para conferir se estavam fazendo as coisas direito, afinal naquela época era apenas disse que se tratava: resultados e bom custo benefício. Obrigada pelas suas respostas.

  • 28 de fevereiro de 2020 em 09:32
    Permalink

    1> Os empresários que trabalhavam com muita cautela e de maneira organizada, sonhavam muito alto e com muita fé que seus produtos faziam muito sucesso e sabiam administrarem bem seus negócios.

    2> Trabalhavam de modo científico, embora a muitos anos atrás, tinham muitos funcionários e também maquinários para a fabricação de seus produtos.

    3> O desenvolvimento o correu depois de várias tentativas e formulas para o sucesso, e o comércio livre para vender seus produtos e a administração de suas empresas desde o princípio foram essenciais.

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2020 em 13:48
      Permalink

      Realmente os pioneiros nas grandes empresas tinham muita fé em seus negócios! Essa crença deu certo e hoje nós vemos o fruto desses negócios que começaram há tantos anos, sem quaisquer ferramentas tecnológicas!
      A liberdade de comércio realmente incentivou muito o surgimento de empresas! Obrigada pelas suas respostas Renan!!

  • 28 de fevereiro de 2020 em 09:47
    Permalink

    01. * Estrutura organizacional foi o conceito principal de Fayol ao empresário, onde era relacionado ás pessoas que tinha a ordem de posicionamento (um dos principais princípios básicos) com o poder de controlar suas tarefas para conseguir e atingir seus objetivos.

    02.

    03. Com a revolução industrial, o comércio começou a se expandir de forma econômica onde o comércio começou de forma contabilizar para expansão litorais e internacionais com isso grandes empresários começou adotar medidas organizacionais tais como controlar a importação ( entrada e saída de mercadoria )
    como essas técnicas, a forma de administrar comercialmente fez com que grandes empresas e indústrias surgisse no mundo em que conhecemos hoje.

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2020 em 13:46
      Permalink

      Oi Mateus!! Estava indo bem, por que não respondeu a 2ª?? De qualquer forma, obrigada pelas suas respostas!

  • 28 de fevereiro de 2020 em 09:54
    Permalink

    1. Observa-se como principal característica, a iniciativa, a coragem para enfrentar grandes desafios. Também vale ressaltar a busca constante pela qualidade e pela eficiência, para melhor atender ao consumidor.
    2. Administração científica, pois na maioria das vezes, os administradores procuravam uma forma de elevar o nível de produtividade, conseguindo que o trabalhador produzisse muito mais em menos tempo e sem elevar os custos de produção.
    3. A revolução resultou em transformações no modo de produção das mercadorias e nas relações de trabalho. Também houve grande aumento da capacidade produtiva e do consumo, além da descoberta de vários impactos ambientais positivos e negativos.

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2020 em 13:41
      Permalink

      Oi Francisco! Realmente a revolução industrial trouxe prós e contras, mas é claro que foram mais prós rsrs.
      Eu concordo com vc sobre a iniciativa e a coragem daqueles homens e daquela mulher! É fácil entender porque alcançaram tanto sucesso em seus negócios. Aliás, são exemplos a serem seguidos! Obrigada e parabéns pelas suas respostas!

  • 28 de fevereiro de 2020 em 10:00
    Permalink

    1- Podemos observar as personalidades dos empresários como verdadeiros líderes, após identificar a necessidade daquele produto naquela região investiram alto, como Milton S. Hershey’s, que além do produto, investiu na moradia dos funcionários.

    2- Administração científica, visando a produtividade. Cada funcionário com sua função.

    3- Após a revolução industrial, as empresas poderiam manter o alto índice de produção com as máquinas, que produziam mais Em menos tempo. Com isso os gestores anotavam a quantidade que foi produzido.

    Tamires H. Silva Silva

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2020 em 13:39
      Permalink

      Na verdade eles anotavam todas as etapas de novas descobertas, o que era realmente muito interessante de se ver! Parabéns pelas suas respostas!

  • 28 de fevereiro de 2020 em 10:37
    Permalink

    1º Dentre as inúmeras características entre eles, as que mais chamam tenção eram a forma visionaria que eles tinham, sempre acreditavam que seus serviços ou produtos poderiam ser algo inovador e de sucesso absoluto, além do modo que eles utilizavam, administravam e investiam seus recursos, era totalmente organizado,tanto em bens matérias como também social, eles procuravam se aliar com pessoas que acreditavam em seu potencial e produto, assim formavam um elo de parceria e confiança, e não mediam esforços quando o assunto era investimento para alcançar os seus ideais, para executar planos e regras estabelecidas e minuciosamente estudo e manipuladas por eles, sendo assim um dos meios mais inovadores para a época em administrar, empreender no mercado empresarial da época.

    2º Embora os funcionários tivessem valores para a s empresas naquela época eles não eram tão valorizados dentro das empresas , porem eles desenvolveram um papel muito importante para as industrias da época, onde os mesmos eram orientados a desenvolver com eficiência, controle e competência as tarefas estabelecidas pelos empresários dentro e fora da empresa, também eram orientados quanto a divisão de tarefas, onde cada tarefa tinha que ser realizada no tempo estabelecido para que o produto saíssem de uma forma mais rápida e no formato perfeito, tudo isso era uma inovação para uma época onde a grande parte dos trabalhos eram manuais e com poucos recursos tecnológicos, e que de uma certa forma era considerada uma formula de sucessos para os empresários.

    3º Após a revolução industrial houve uma liberdade na forma de empreender e criar produtos inovadores , que para muitos era quase impossível serem atingidos, desenvolver confiança, ser persistente naquilo que acredita, aliar-se a pessoas que tenham a mesma visão, ter profissionais competentes e qualificados e acreditar em seu potencial é um dos meios mais certo de sucesso para alcançar seus objetivos, e com a revolução industria o mercado passou a ser mais exigente e as pessoas cada vez mais sentiam a necessidade de se ter algo novo, para a época ser inovador e buscar atender as necessidade do mercado era quase uma obrigação e isso fazia com que os empresários e as empresas buscassem estar sempre a frente de seus concorrentes e serem melhores a cada dia.

    aluna: Mirlane Alves de SÁ
    curso : Ciências Contábeis

    Resposta
  • 28 de fevereiro de 2020 em 18:37
    Permalink

    Questão 01.

    Os empresários visto eram muito visionário sempre buscando ser o melhor no ramo onde trabalhava,buscando sempre melhorar seu produto sempre se destacando em aspectos que deixavam seu produto único e querido no mercado. Assim seus produtos sempre estavam em destaque e sempre arrecadando fortunas.

    Questão 02.

    Associa se a teoria clássica. Pois tinha divisão de trabalho dos operários e de seu superiores assim favorecia a produtividade os superiores tavam ordens e os funcionários obedecia. Assim aplicando planos para aplicar nas atividades dentro da empresa.

    Questão 03.

    Antes da resolução indústrial era muito difícil para os empresarios principalmente na mão de obra. Pois tudo era feito por trabalho humano, desde a origem do produto até sua fabricação, Assim eles anotavam todo o processo. Após a revolução a mão de obra humana foi trocada por mão de obra mecanica assim facilidando a produtividade em massa. E com toda essa evolução os empresários começaram a evoluir em partes administrativas para acompanhá todo o crescimento de sua empresa.

    Nome : Francisco alan da silva

    Resposta
  • 13 de março de 2020 em 14:24
    Permalink

    1-) Fayol defendia princípios os quais caracterizavam-se principalmente pela enfâse da importância na estrutura organizacional de uma empresa. Ele direcionou seus estudos em áreas específicas relacionadas a unidade de comando, autoridade e responsabilidade. Sendo assim muitas vezes Fayol foi tido como obcecado pelo comando, ao contrário dos empresários observados no vídeo, que desempenhavam variados papeis dentro da empresa e com uma forte capacidade de entendimento sobre o ambiente. Dessa forma conseguiam “prever” em alguns momentos quais seriam as melhores medidas a serem tomadas baseadas nas necessidades atuais da gestão e buscando sempre ter um auto controle e controle da equipe perante a crises.

    2-) Em aspectos relacionados a divisão do trabalho e especialização dos funcionários em determinada parte do processo, favorecendo a eficiência da produção e aumentando a produtividade com a melhoria das condições de trabalho. Embora a teoria Clássica tenha sofrido algumas críticas quanto aos incentivos dados aos trabalhadores (incentivos esses materiais e salariais) por ser visto como uma forma de manipulá-los, no vídeo esses prêmios são tidos como recompensas pelo bom desempenho dos funcionários.

    3-) O desenvolvimento ocorrido pós Revolução Industrial foi marcado por uma mudança profunda no que se refere a trabalho e tecnologia, sendo um pontapé de muita influência pra evolução de processos industriais. Novas oportunidades foram sendo alcançadas ao longo da revolução no que se diz respeito a empreendedorismo, mudanças nos processos administrativos, industrialização e uma alavancada na economia. Com o passar do tempo surgiu a necessidade de se ter mais conhecimento a assuntos relacionados a administração de empresas, visto que aumentou-se consideravelmente a produção e dessa forma era necessário o fortalecimento dos negócios. A liberdade foi conquistada em relação a percepção e facilidade em empreender e inovar.

    – Eduarda Pinheiro Duarte

    Resposta

Deixe uma resposta