Resumo Ideal

Oi pessoal! Como vão os estudos??

Hoje vou dar uma dica rápida, mas muito eficiente! Como preparar um resumo bem direcionado, com muito mais chances de aprovação de primeira (claro que isso depende da sua produção textual, ok? Mas com as dicas, as chances aumentam e muito).

Um bom resumo deve contemplar 4 pontos importantes e fundamentais no seu corpo:

O que? É onde você vai abordar sobre o tema do seu trabalho, não precisar copiar e colar o título, pode descrever esse tema de uma forma mais contextualizada, até vai falar um pouco sobre o assunto da pesquisa.

Por que? Aqui você vai falar sobre a justificativa do seu trabalho, mais vez devo dizer que não precisa copiar e colar a justificativa que você fez lá no corpo do trabalho ou na introdução, aqui é bem rápido, de forma bem sucinta, nesta parte é importante, também, abordar sobre os objetivos do trabalho, o Geral e os Específicos.

Como? Nesta parte você deve mencionar aspectos da metodologia como: a natureza da pesquisa, o método de abordagem, os objetivos (são diferentes daqueles citados ali acima, ok? Falarei sobre a metodologia em um post separado, depois) e falar sobre os procedimentos para a realização da pesquisa.

Resultados? Para fechar o seu resumo que varia entre 150 a 500 palavras, fale rapidamente sobre os resultados alcançados durante a pesquisa, nada de detalhar demais, o que é importante aqui é demonstrar que chegou a algum lugar, abordar de forma objetiva esse resultado mas deixando curiosidade o suficiente para o leitor abrir e ler sua pesquisa por completo.

Após ter feito o corpo do resumo, vem outra coisa muito importante, as palavras-chave do resumo. E você não sabe o que é isso, eu diria que são quase as ~hashtags~ do seu trabalho (rs…). Elas são usadas para identificar o conteúdo da sua pesquisa, ou seja, quem as ler deve ter uma noção geral sobre o que se fala ao longo de todo o trabalho. Sempre peço aos meus alunos que façam elas de modo especial, tendo realmente algo específico de seus trabalhos, pois esse é o papel delas. Alguns alunos fazem de forma tão generalizada que pode significar tudo, menos o conteúdo da pesquisa.

Então é isso, dica rápida mas pode ajudar a dar um norte na hora da confecção do seu resumo. Ficou em dúvida? Posta sua pergunta, ela pode ajudar outros alunos também! E se esse post foi útil, deixa um comentário aqui. Eu vou amar receber o seu feedback! Super abraço! Não desamina que o TCC é puro glamour!

Deixe uma comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *