Como equilibrar espaço entre parágrafos – 2Minnutos

Oi Gente!!!

Uma coisa que ando vendo muito acontecer nos trabalhos dos meus orientandos é espaçamento em excesso entre parágrafos. Sabemos que o correto é usar a mesma configuração das entrelinhas para a separação de parágrafos também. Só que é uma coisa que muitos deixam passar em branco na hora da digitação dos seus trabalhos, já que o Microsoft Word faz isso automaticamente. E por conta desse detalhe, já vi alunos perderem alguns pontinhos em seus trabalhos, no que se refere à “bendita” formatação.

Se você ainda não se ligou no que eu to falando, é isso aí na foto:

espaço entre parágrafos - 1

Você consegue perceber que entre as linhas o espaçamento é o mesmo, mas entre os parágrafos pode-se notar uma ligeira separação?? Pois bem, se a sua instituição é das que corrigem esse detalhe e tiram seus pontos por causa disso, aprenda logo como retirar!! (Mas já vi instituições que aceitam essa separação, ok?? Não vi nada na ABNT que fale especificamente da separação de parágrafos, mas ela trata sobre a separação entrelinhas, que deve ser de 1,5, logo entende-se que entre a linha de um parágrafo e a do outro, essa configuração também deve ser obedecida, por isso é sempre bom consertar)

Mas não estou querendo dizer que a configuração dos parágrafos vai aparecer como 1,5. Isso não vai acontecer, na verdade a configuração correta para que o texto fique todo equilibrado, é 1,5 entre as linhas e ZERO antes e depois de cada parágrafo.

Para acabar com esse inimigo quase imperceptível, eis aqui a dica de como configurar o seu word para o espaçamento correto entre parágrafos:

PASSO 1:

Selecione o texto que você pretende configurar e clique no botão referente às configurações de parágrafos, ele está dentro desse pequeno retângulo em vermelho, na imagem. (Se você achava que isso era apenas decoração do word, saiba, é um botão muito importante (rsrsrs).

espaço entre parágrafos - 2

Ao clicar nele, aparecerá uma nova janela, contendo uma das configurações apresentadas nas imagens abaixo:

Ou

Repare que na primeira imagem, a configuração entre as linhas está ok (1,5), a configuração de espaçamento está correta na opção “antes”, pois como eu disse, deve ser zero, mas na opção “depois” está errada, pois aparece o número dez.

Já na segunda imagem, a configuração de espaçamento entre as linhas também está correta, que é 1,5, mas as duas opções (antes e depois) estão erradas, pois na configuração “Automático” fica espaço demais entre os parágrafos.

PASSO 2:

Para consertar isso é só mudar nas setas (para cima ou para baixo) até encontrar o valor ZERO, tanto antes como depois, no espaçamento entre parágrafos, tal como na imagem abaixo:

E caso o espaçamento entre as linhas não apareça 1,5 significa que a sua configuração para as linhas está errada, você pode aproveitar e configurar corretamente as duas coisas, entre linhas e entre parágrafos!

E então, viu como é fácil?? Espero que esse pequeno tutorial tenha lhe ajudado!

Ficou mais alguma dúvida? Envie uma pergunta! A resposta poderá ajudar muitos outros alunos!

Até mais ver!!!!

@tamilesrc

Como equilibrar espaço entre parágrafos
Tags:                 

Tamiles Cavalcante

Professora Orientadora Acadêmica; Administradora por formação; Especialista em Gestão de Negócios por opção; Orientadora por paixão.

19 ideias sobre “Como equilibrar espaço entre parágrafos

  • 19 de março de 2017 em 14:21
    Permalink

    Muito bom o tutorial, gostei!

    Resposta
  • 11 de junho de 2017 em 05:54
    Permalink

    Muito obrigado por especificar o que fazer com o espaçamento entre parágrafos. Coincidente com a falta de precisão da ABNT sobre o assunto, todos os outros sites que procurei também não forneciam a informação. Apesar de tudo, ainda colocarei espaçamento entre parágrafos de 0,05cm. Por capricho. Não gosto do espaçamento igual o das linhas. Duvido que algum professor note a diferença. Considerando a redução de 0.95cm que usava previamente, considero uma vitória. Valeu!

    Resposta
    • 16 de junho de 2017 em 23:26
      Permalink

      Oi Aluisio, obrigada pelo seu comentário. Eu notaria seu espaçamento, se fosse sua professora rsrs

    • 12 de julho de 2018 em 14:03
      Permalink

      Bom dia,
      O Espaçamento do início do parágrafo é de 1,25cm?

  • 9 de outubro de 2017 em 04:39
    Permalink

    Passei um tempão esquentando os miolos, realmente não tinha achado nada de concreto na ABNT e sites sobre o espaçamento entre parágrafos.
    PARABÉNS PELA INICIATIVA PROFESSOR.

    Resposta
  • 19 de novembro de 2017 em 18:59
    Permalink

    Tamiles, gostei muito do seu texto! Realmente a NBR 14724:2011 não fala nada sobre qualquer diferenciação entre os espaços entre as linhas e entre parágrafos, então faz sentindo obedecer ao espaço 1,5 em ambos os casos.

    Porém, seguindo esse raciocínio, me resta uma dúvida: a mesma norma também se isenta de mencionar a necessidade de recuo no início do parágrafo. Em vários lugares, encontrei pessoas (e manuais de normas de universidades) sugerindo usar recuo de 1 cm/1,25 cm/2 cm, mas não encontrei nada especificado pela ABNT.

    Como você acha que seria melhor proceder?

    Resposta
    • 19 de novembro de 2017 em 19:08
      Permalink

      Acabei de ver que você já fez um post sobre isso, hehehe. Obrigado desde já!

  • 4 de julho de 2018 em 22:29
    Permalink

    “Data venia”, acho péssima a falta de espaçamento entre parágrafos. Visualmente ruim, tornando a leitura mais enfadonha. Parece que um parágrafo está engolindo o outro.

    Resposta
    • 5 de julho de 2018 em 10:44
      Permalink

      Oi Felipe! Obrigada pelo seu comentário! Fico feliz que tenha vindo aqui no blog. Então, eu lamento que tenha essa opinião acerca do espaçamento entre parágrafos, afirmando que a falta deles torna a leitura enfadonha, é ruim que pense assim, pois não me lembro de nenhum livro que tenha essa configuração, e isso pode atrapalhar sua leitura. Eu me refiro aos livros e não aos TCCs, porque geralmente não saímos por aí lendo TCCs rsrsrs. Mas enfim, cada um tem uma opinião e eu agradeço por compartilhar a sua!

  • 10 de agosto de 2018 em 13:23
    Permalink

    Os avanços das letras no incio da frase ainda se usa?

    Resposta
  • 26 de setembro de 2018 em 01:09
    Permalink

    Excelente postagem!

    Uma dúvida (perdoe-me se já houver outro post abordando o tema): no caso de citações longas (mais de três linhas), como deve ser a separação dela do parágrafo anterior e posterior?

    Resposta
    • 14 de outubro de 2018 em 02:54
      Permalink

      Geralmente se usa um ou dois espaços de 1,5. Mas isso também depende da orientação.

  • 14 de outubro de 2018 em 01:40
    Permalink

    Muito obrigada, eu estava desesperada sem saber como resolver esse problema . Muito bom mesmo, parabéns!!!

    Resposta
  • 25 de outubro de 2018 em 15:05
    Permalink

    Obrigado pelas dicas! A dificuldade que estou agora é na seguinte situação:

    Parágrafo com texto de fonte 12, espaçamento de 1,5 entre linhas
    Depois, uma citação com mais de 4 linhas, fonte 10, espaçamento 1,0 entre linhas
    Novamente um Parágrafo com texto de fonte 12, espaçamento de 1,5 entre linhas

    Sempre fica uma diferença visual entre o espaço visto antes da citação e o espaço depois da citação. Nunca consigo deixá-los iguais. O espaço antes da citação fica ligeiramente maior que o espaço depois dela. OBS: Uso o Word daquele Office 365 / Personalizado (atualizado).

    Resposta
  • 3 de dezembro de 2018 em 18:32
    Permalink

    Tamiles me tire uma dúvida? Eu não quero usar o recuo no meu tcc, como ficaria o espaçamento antes e depois? Obrigada

    Resposta

Deixe uma resposta